Um programa a condizer com a época, é aquilo que o Grupo de Amigos de Vilas Ruivas preparou para a tarde e noite do dia 14 de Junho, no Largo Principal da Aldeia.
À IV Edição da Sardinhada da “Malga”, como carinhosamente tem sido tratada a aldeia ao longo dos anos, junta-se-lhe este ano o I Encontro de Música Tradicional e Popular Portuguesa, que vai levar à aldeia muitas centenas de pessoas, já que o cartaz é apelativo a um grandioso espectáculo musical.
Tons do Povo ( São Mamede de Infesta ), Os Alegres ( Queluz-Sintra), Trovarolas ( Castelo Branco) e Quintarolas (Vilas Ruivas), são alguns dos grupos que vão animar a IV Edição da Festa da Sardinha em Vilas Ruivas, esperando a organização, à hora do fecho desta edição, a presença e confirmação de mais Grupos neste Encontro de Música Tradicional Portuguesa.
Jorge Manuel Cardoso, Presidente da Direcção do Grupo de Amigos de Vilas Ruivas, adianta que “ esta organização só é possível graças à capacidade de mobilização de muita gente que connosco colabora. Desde os elementos da própria Direcção da Associação, e da sua secção cultural, até ao trabalho importante e imprescindível de todas as senhoras da aldeia, passando por todos os associados e amigos da Associação, todos nos vamos ajudar uns aos outros para que nada falhe. O trabalho e o apoio da Câmara Municipal também vai ser importante, nomeadamente nos aspectos logísticos de palco e de limpeza do recinto. Não pedimos qualquer apoio financeiro à Câmara para a realização deste evento, já que esse, está destinado às Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo. Apenas solicitámos esse apoio logístico e kits alusivos ao nosso concelho para oferecer aos grupos participantes.
Destacamos também o apoio dado pelas Aparelhagens Octávio, do Marmelal, através do Octávio, grande amigo da nossa aldeia, e que desde a primeira hora também se prontificou a ajudar à realização deste evento, onde vai disponibilizar a iluminação do recinto, bem assim como do empresário albicastrense, Abílio Baptista, gerente do Telheiro do Abílio, também ele sócio do Grupo de Amigos de Vilas Ruivas, e que nestas alturas está sempre pronto a ajudar no que for necessário”, acrescentou Jorge Cardoso.
Sobre o dia escolhido para o evento, Jorge Manuel Cardoso adianta que “ no dia 13 é feriado em Lisboa, por isso muita gente vai estar não só na nossa aldeia, mas também um pouco por todo o nosso concelho, aproveitando o fim-de-semana prolongado. Esta é uma festa aberta a todos os rodanenses, pelo que esperamos muita gente em Vilas Ruivas durante a tarde e noite do dia 14. Inclusive, sabemos que existem excursões provenientes de Lisboa, que vêm passar o dia ao nosso concelho e que também vão tomar parte desta Festa em Vilas Ruivas. Para o efeito, a nossa Associação já foi contactada nesse sentido, e preparámos, em conjunto com a empresa Incentivos Outdoor, um programa de actividades para todos eles. Para além desta excursão, sabemos também que muitos viajam em viaturas próprias logo na sexta-feira, para passar um fim-de-semana prolongado em Vila Velha de Ródão. Vamos também organizar, a partir das 15.00H, um passeio pedestre de mais ou menos 7 quilómetros, e que vai ligar a aldeia de Vilas Ruivas ao Castelo e Ermida de Nossa Senhora do Castelo, para além dos habituais jogos tradicionais e passeios à aldeia e seus caminhos”, adiantou o Presidente do GAVR.
Sobre o programa do evento, Jorge Cardoso refere que “ o mesmo tem o seu início marcado para as 18.00 horas com a tradicional sardinhada no Largo Principal da Aldeia”. Pelas 19,30 H, terá início o I Encontro de Música Tradicional Portuguesa, com a actuação dos grupos convidados, numa noite que se deseja de grande fervor pelas tradições nacionais, já que vamos ter grupos não só do nosso distrito, mas também do Norte e do Sul”.
Para Jorge Manuel Cardoso, “estas excursões que se esperam são muito importantes para o nosso concelho, visto que não me esqueço que em Abril de 1995, quando eu próprio organizei uma dessas excursões, muitos dos participantes ficaram maravilhados com algumas das nossas aldeias, e pelos menos dois ou três aqui construíram e reconstruíram casas, ou aqui passam férias. Outros ainda hoje visitam frequentemente Vila Velha de Ródão, acrescentando que “temos pena de ainda não possuirmos todas as condições necessárias na nossa Associação para recebermos mais condignamente todos aqueles que nos visitam. Faltam as obras do segundo piso e do logradouro, importantes para nós e para todos os associados, mas o dinheiro não abunda e têm que ser feitas com calma”.
Sobre o futuro da Associação, Jorge Cardoso adianta que “ esta Direcção termina o seu mandato em Março de 2009. Nessa altura serão apresentadas as respectivas contas deste ano, e esperamos que existam listas candidatas e uma cada vez maior participação na vida associativa da aldeia, pois não podem ser sempre os mesmos. Foram quatro anos de grandes sucessos, desde a fundação da Associação, em que conseguimos movimentar muita gente em redor de Vilas Ruivas, dando uma nova vida e alma à aldeia”, adiantando ainda que “em caso de não existirem listas, é lógico que a Associação nunca poderá fechar pela obra que já foi feita, e nessa altura faremos qualquer coisa, pois sei que aqueles que continuam a trabalhar em prol da Associação, pela dedicação já manifestada, nunca vão deixar cair este projecto, embora saibamos que a idade não perdoa para alguns. Neste ponto, aproveito para manifestar o meu sincero apreço por todos eles e pelo trabalho que têm feito na Associação. Sem eles, nada seria possível fazer o que foi feito”,
IV Edição da Sardinhada da Malga e o I Encontro Nacional de Música Popular Portuguesa, em Vilas Ruivas, no dia 14 de Junho, a partir das 18.00 Horas. Um cartaz aliciante para todos os rodanenses.
IV EDIÇÃO DA SARDINHADA NA MALGA
E
I ENCONTRO DE MUSICA TRADICIONAL PORTUGUESA
PROGRAMA PROVISÒRIO
DIA 14 DE JUNHO DE 2008 - ALDEIA DAS VILAS RUIVAS
15.00 HORAS
PASSEIO PEDESTRE
ITENERÀRIO
VILAS RUIVAS- ERMIDA DE NOSSA SENHORA DO CASTELO - CASTELO - VILAS RUIVAS
( Percurso de 7 KMS )
18.00 HORAS: INÍCIO DA IV EDIÇÃO DA SARDINHADA NA MALGA
19.00 HORAS: INÍCIO DO I ENCONTRO NACIONAL DE MÚSICA TRADICIONAL PORTUGUESA
Com os Agrupamentos:
TONS DO POVO ( São Mamede de Infesta )
TROVAROLAS ( Castelo Branco)
OS ALEGRES ( Queluz- Sintra)
QUINTAROLAS ( Vilas Ruivas )
PS: Aguardamos ainda a confirmação de mais dois ou três grupos)
PARTICIPA !
DESLOCA-TE A VILAS RUIVAS E AJUDA A ORGANIZAÇÃO DESTE EVENTO.
NOTA: A ORGANIZAÇÃO NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER ACIDENTE OCORRIDO DURANTE OS EVENTOS .
A criação de um espaço de convívio, informação e troca de conhecimentos sobre o Povo de Vilas Ruivas...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
-
“Esta vila é indubitavelmente muito antiga, mas não há história que dê razão da sua história. Entendem alguns antiquários que a palavra RÓDÃ...
-
Nas portas de Ródão do lado da Beira Baixa (Norte do Tejo) vivia um Rei que tinha lá um castelo que se chamava Rei Wamba e que dominava est...
-
PRÓXIMAS ACTIVIDADES A REALIZAR PELO GRUPO DE AMIGOS DE VILAS RUIVAS IV PASSEIO PEDESTRE DO GRUPO DE AMIGOS DE VILAS RUIVAS Realiza-se a ...
Sem comentários:
Enviar um comentário