terça-feira, outubro 24, 2006

Jornal Informativo nº07/2006

Grupo de Amigos de Vilas Ruivas
ASSEMBLEIA GERAL EM DIA DE SÃO MARTINHO

No próximo dia 11 de Novembro, pelas 14,30 Horas, o Grupo de Amigos de Vilas Ruivas, vai realizar a sua reunião magna para a aprovação do Relatório, Plano de Actividades e Orçamento para o próximo ano.
Segundo o presidente da direcção da Associação , Jorge Manuel Cardoso “embora mantendo todas as actividades que realizámos durante o ano de 2006, e até incluindo mais algumas, a hora é de apertar o cinto. Tudo isto, porque a procura de subsídios tem sido complicada, valendo os donativos dos associados, e as Comissões de Festas, que lá vão chegando para todas as actividades promovidas pela Associação. Pensávamos começar as obras do 2º piso da nossa sede social, bem assim como do logradouro durante o ano de 2006, mas o dinheiro não dá para tudo, e só para essas obras, são necessários cerca de 50.000 euros, portanto há que ir com calma, pois se não se fizerem num ano, fazem-se em dois ou em três. Não podemos é avançar sem termos os apoios concretizados, numa altura em que a situação económica do País também não é a mais favorável”, adiantou. Relativamente aos apoios esperados por parte da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Jorge Manuel Cardoso, afirma que “ a nossa Associação não é mais nem menos do que as outras, e há outras prioridades no concelho. Quando vierem...serão sempre bem vindos”, adiantando ainda, que na aldeia de Vilas Ruivas há outras prioridades bem mais importantes, para que a Câmara Municipal nos auxilie, como é o problema da água durante o verão, e a entrada/saída sul da aldeia, onde é necessária uma intervenção de fundo, já que os veículos têm muita dificuldade em manobrar nesse local”.

Relativamente ás actividades promovidas durante o ano de 2006, e embora estejam previstas mais meia dúzia delas até ao final do ano, Jorge Manuel Cardoso, adianta que “os nossos associados e a população de Vilas Ruivas em geral, tem sido fantástica com o acompanhamento que dão á Associação. Todas as iniciativas promovidas foram de um êxito organizativo assinalável, com toda a população a participar em força nessas mesmas actividades”, realçando ainda que “ antes da fundação da Associação era inimaginável termos lucros na ordem dos 5000 euros nos festejos em Honra de Nossa Senhora do Castelo, e agora, com a nossa sede e aquele espaço, as Comissões de Festas têm um motivo para pensar em mais altos vôos, que têm resultado em grandes festas e sempre com muita gente, trazendo de volta muitos filhos e netos de Vilas Ruivas, há muito tempo desligados da aldeia. O objectivo de dinamizar a festa em Honra de Nossa Senhora do Castelo está alcançado, e viu-se isso mesmo entre os dias 14 e 17 de Agosto, com muita gente a participar activamente nas nossas festas, as mais antigas e tradicionais do nosso concelho”, acrescentando ainda que “ quem não há muito tempo nos dizia que a Festa tinha tendências para acabar, penso que teve a resposta nestes últimos anos, muito por culpa também das excelentes Comissões de Festas que tiveram também todo o nosso apoio”.

Outro dado novo para a Associação de Vilas Ruivas, é o Grupo Musical e Tradicional “Os Quintarolas”. O presidente da Grupo de Amigos da Aldeia adianta que “ embora todos eles vivam fora da aldeia, assíduamente marcavam presença em Vilas Ruivas . Quando o Rui Marques, natural da aldeia, nos falou nessa possibilidade de avançarmos para o projecto deste Grupo Musical, a nossa Associação nem hesitou, porque no fundo é esse o nosso objectivo, de termos estas actividades no seio do Grupo de Amigos. Felizmente que tudo tem andado depressa de mais, e não é por acaso que o Grupo já tem a dimensão que tem, fruto do empenho, da dedicação e do trabalho que têm feito. O Nuno Mendes (Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação), é quem tem mais acompanhado este trabalho de perto, e foi com muito agrado que já os vimos actuar na RTP e na SIC, e para mim foi um orgulho ouvir falar em Vilas Ruivas e em Vila Velha de Ródão nesta última ida á SIC, porque no fundo, todos somos poucos para dar a conhecer a nossa bela região. Sei também, que o nosso Vereador da Cultura, Prof. Fernando Carmona, está a preparar um evento no nosso concelho, que vai juntar, para além do nosso Grupo, os Modas de Ródão, os Fora de Horas, entre outras bandas. Já o manifestei por ofício e verbalmente, que a nossa Câmara Municipal terá sempre o nosso Grupo Musical á sua disposição para o que tiver por conveniente, porque outra coisa não faz sentido, e temos que ajudar no desenvolvimento do nosso concelho, com este tipo de iniciativas de âmbito cultural e também social”, concluiu Jorge Manuel Cardoso.

Relativamente á próxima Assembleia Geral, a direcção da Associação espera que ela seja muito concorrida e participativa, até porque nessa tarde, a mesma Associação organiza a Festa do Magusto a partir das 16.00 Horas, abrilhantada precisamente pelo Grupo Musical “Os Quintarolas”.

Em pleno dia de São Martinho
MAGUSTO EM VILAS RUIVAS

É já no próximo dia 11 de Novembro, que o Grupo de Amigos de Vilas Ruivas leva a efeito o já habitual Magusto.
A partir das 16.00 Horas, no Largo Principal da Aldeia, esperam-se as boas castanhas assadas e a boa água pé, numa tarde que vai ser animada pelo Grupo Musical da Associação “ Os Quintarolas”, e onde se esperam, mais uma vez, centenas de pessoas em pleno e ameno convívio na aldeia.Vamos é fazer votos para que, e desta vez, o São Pedro não estrague a festa, e que o São Martinho faça jus á velha tradição de “Verão em Novembro ou o Verão de São Martinho”.

Grupo Musical “Os Quintarolas” no Programa de Fátima Lopes na SIC
FALOU-SE EM VILAS RUIVAS E EM VILA VELHA DE RÓDÃO PARA TODO O MUNDO.

Foi com enorme orgulho, que no pretérito dia 10 de Outubro, o Grupo Musical e Tradicional “ Os Quintarolas” se apresentaram no programa da Fátima Lopes, na SIC. Com alguns nervos á mistura, porque não estão habituados a estas andanças, o Grupo lá se deslocou a Lisboa, e já nos estúdios da SIC, os nervos deram lugar a uma alegria imensa e á boa disposição. Graças a José Freixo ( um artista bem conhecido do nosso distrito), “Os Quintarolas” viram-se assim a tocar para todo o Mundo. Mas mais importante do que isso, foi a pequena conversa que mantiveram com Fátima Lopes, sobre as Vilas Ruivas e o concelho de Vila Velha de Ródão e toda a nossa região, falando-se do que de bom há na Beira Interior. Aliás, nos bastidores, a apresentadora da SIC, foi presenteada com produtos da nossa região, graças á colaboração da nossa Câmara Municipal, o que a muito deixou sensibilizada.
Com a canção “Manuel Ceguinho”, o Grupo levou a plateia ao rubro, e demonstrou que com os apoios, que concerteza vão chegar, pode ir mais longe no panorama musical português. Entretanto a primeira maquete da banda já está em fase de arranjos finais, e brevemente será distribuída pelas Rádios Regionais e Nacionais.
Família Gonçalves, de Vilas Ruivas, em almoço-convívio.

UMA CENTENA DE GONÇALVES FIZERAM A FESTA DE FAMÍLIA
No pretérito dia 09 de Setembro, numa unidade hoteleira de Castelo Branco,a famíla Gonçalves, de Vilas Ruivas, levou a efeito, a 4ª edição do almoço convívio, que reuniu á mesma mesa, cerca de uma centena de familiares unidos entre si pelo mesmo nome.
È já uma iniciativa marcante na aldeia, que junta á mesma mesa, diferentes gerações da família Gonçalves, muitos deles, que por um ou outro motivo, já não se encontravam , há muitos anos. Foi também, e por assim dizer, uma festa da saudade, para além do salutar convívio que existiu á mesma mesa. À família Gonçalves, os nossos parabéns por mais esta iniciativa.
Não há mesmo vergonha nenhuma...

A NOSSA SERRA ESTÁ CONSPURCADA
Não há emenda nenhuma. Por mais campanhas que se façam pela preservação do meio ambiente, as pessoas tendem a esquecer-se depressa dessas campanhas, e voltam á carga. Desta vez, prende-se com o problema de “despejar” tudo e mais alguma coisa em plena serra. À beira do caminho para a Ermida de Nossa Senhora do Castelo, e um pouco por toda a serra, vê-se montes de entulho, de electrodomésticos e outras coisas mais, despejadas a céu aberto e em qualquer sítio. A situação está a tomar “foros” de pouca vergonha e de malvadez. Ainda para mais, num acesso a um dos sítios mais paradisíacos e visitados no nosso concelho. È caso para dizermos que, não há mesmo consciência nenhuma. È também um alerta ás nossas autoridades para este estado de coisas, que nunca deveriam de acontecer em plena serra.


Sem comentários:

Instagram GAVR