terça-feira, março 16, 2010

MANUEL CARGALEIRO APADRINHA PORTAS DE RÓDÃO NAS SETE MARAVILHAS




O artista plástico natural do concelho de Vila Velha de Ródão juntou-se às autarquias de Ródão e Nisa para promover o monumento natural que chegou a finalista do concurso.

O mestre viajou pelo Tejo acompanhado pelas autarcas
Manuel Cargaleiro é o padrinho da candidatura das Portas de Ródão às 7 Maravilhas Naturais de Portugal , que vão ser declaradas a 7 de Setembro deste ano.

O artista plástico natural de Vila Velha de Ródão, distrito de Castelo Branco, visitou esta segunda-feira o monumento natural, acompanhado pelas presidentes das câmaras municipais de Vila de Velha de Ródão e Nisa, que apresentaram a candidatura em conjunto e viram a sua inclusão no lote das 21 finalistas.

Manuel Cargaleiro nasceu bem perto das Portas de Ródão, na aldeia de Chão das Servas.

A zona, confessou durante a viagem de barco pelo Tejo, "influenciou muito a minha obra", recordando a ligação ao local de nascimento e as férias passadas na infância.

Maria do Carmo Sequeira, a presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, sublinhou a riqueza histórica e natural das Portas de Ródão, nomeadamente por abrigar 170 espécies de fauna "algumas raras em Portugal".

A autarca rodense diz que o apuramento do monumento para a final das 7 Maravilhas Naturais de Portugal é importante para toda a região, já que é a única finalista do distrito de Castelo Branco e do Alto Alentejo na categoria de Zonas Aquáticas não Marinhas.

O monumento tem sido um importante chamariz turístico, como comprovam os visitantes da Casa das Artes, que em 2009 acolheu 8600 visitantes em vez dos 300 de anos anteriores.

O mesmo acontece em Nisa.

Gabriela Tsukamoto, a presidente da câmara municipal, disse aos jornalistas que em 2009 "registamos perto de 8 mil visitantes (Março a Junho) e destes a sua grande maioria era para conhecer tudo o que tinha a ver com a marca Geopark e as Portas de Ródão".

A votação para as 7 Maravilhas está a decorrer na internet em http://www.7maravilhas.sapo.pt até dia 7 de Setembro.

Para votar nas Portas de Ródão pode ainda telefonar para o 760 302 717 ou enviar um SMS com a mensagem 717 para o 68933.


FONTE E FOTO: José Furtado, Jornal RECONQUISTA ( Castelo Branco) EXPRESSO

1 comentário:

Anónimo disse...

TOCA A VOTAR NAS PORTAS DE RÓDÃO E A PASSAR PALAVRA POR TODOS OS RODENSES PARA VOTAREM ATÉ DIA 07 DE SETEMBRO.




PAULO MENDES

Instagram GAVR