terça-feira, março 09, 2010

Monumento Natural Portas de Ródão entre as 21 Maravilhas Naturais de Portugal.


As Portas de Ródão estão já entre as 21 Maravilhas Naturais de Portugal.
Na categoria de Zonas Aquáticas Não Marinhas.


O Monumento Natural Portas de Ródão está a concorrer, neste momento, com apenas mais dois locais: Açores - Lagoa das Sete Cidades e Vale do Douro.

Até 7 de Setembro vote no Monumento Natural PORTAS DE RÓDÃO:

Internet (http://www.7maravilhas.sapo.pt/#/pt/votacao);
SMS (escrever 717 no corpo da sms e enviar para 68933);

Telefone (760 302 717).


A presidente da autarquia de Ródão, Maria do Carmo Sequeira, votou, ontem no Hotel Pestana Palace, em Lisboa, no Monumento Natural Portas de Ródão, na abertura oficial da votação pública das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.
As “Portas de Ródão” constituem o ex-líbris natural de Vila Velha de Ródão e Nisa, onde o Tejo, o mais importante rio da Península Ibérica, corre entrincheirado entre gigantes quartzíticos.
Além do forte impacto na geomorfologia da região, o Tejo assumiu durante milhares de anos grande relevância para a ocupação humana deste território. Vestígios dos primeiros ocupantes encontram-se documentados no Museu Nacional de Arqueologia, no Museu Tavares Proença Jr. em C. Branco e no Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Vila Velha de Ródão: inúmeros instrumentos de pedra lascada, ossos trabalhados, restos de equídeos e de cervídeos, além de mandíbulas de auroque e uma lasca de dente de elefante.
Nas “Portas de Ródão” situa-se ainda o maior Complexo de Arte Rupestre holocénica da Península Ibérica, que reúne mais de 25 mil gravuras picotadas nos xistos, expressão de uma actividade místico-religiosa notável na Pré-História. Algumas gravuras são ainda visitáveis no Cachão do Algarve, em Gardete e na foz do rio Ocreza.
Classificadas Monumento Natural a 20 de Maio de 2009, as “Portas de Ródão” constituem um lugar único pelos seus valores geológicos (garganta epigénica de Ródão), paisagísticos (Serra das Talhadas, sítio Natura 2000), arqueológicos (Complexo de Arte Rupestre do Vale do Tejo, estações de Vilas Ruivas e Foz do Enxarrique, Conhal do Arneiro), históricos (Castelo de Ródão, monumento nacional classificado) e biológicos (flora autóctone, e mais de 170 espécies de fauna, algumas raras em Portugal).

Recorde-se que em finais de Dezembro último, os municípios de Ródão e de Nisa em colaboração com a Associação de Estudos do Alto Tejo apresentaram a candidatura do Monumento Natural Portas de Ródão às 7 Maravilhas Naturais de Portugal.Trata-se de uma acção organizada pela New 7 Wonders Portugal, SA, que tem em vista a promoção, divulgação e eleição das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.
A votação, auditada pela PricewaterhouseCoopers, termina a 7 de Setembro de 2010 e as “7 Maravilhas Naturais de Portugal®” serão conhecidas no mesmo mês.



Gabinete de Imprensa, 13-01-2010
http://www.cm-vvrodao.pt/

Sem comentários:

Instagram GAVR