domingo, fevereiro 20, 2011











ACTIVIDADES RECREATIVAS, CULTURAIS E CONVÍVIOS NO GRUPO DE AMIGOS DE VILAS RUIVAS.


A Direcção do Grupo de Amigos de Vilas Ruivas já elaborou o seu plano de actividades para o ano de 2011.
Para além das actividades que já aqui demos referência, e já realizadas, a direcção do Grupo de Amigos de Vilas Ruivas irá promover as seguintes actividades:

Dia 08 de Março: Festa do Borrego

Dia de convívio para todos os sócios e população da aldeia de Vilas Ruivas, com um almoço na sede da Associação, no Largo Principal da Aldeia e animação durante todo o dia de Carnaval.


DIA 27 DE MARÇO : EXCURSÃO

A direcção do Grupo de Amigos de Vilas Ruivas vai levar a efeito uma excursão no dia 27 de Março, destinada aos seus associados e população da aldeia. Brevemente, a direcção divulgará o itenerário desta excursão, sabendo que a excursão realizada no ano passado às amendoeiras em flor se traduziu num verdadeiro êxito. Para este ano, o itenerário também promete, pelo que é de esperar novamente uma forte adesão por parte de todos os associados. Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão.


DIA 08 DE MAIO: III EDIÇÃO DO PASSEIO PEDESTRE “ ROTAS DO REI WAMBA”

No dia 8 de Maio, o Grupo de Amigos de Vilas Ruivas levará a efeito a 3ª Edição do Passeio Pedestre organizado pela Associação.
Com saída do Largo Principal da Aldeia logo pela manhã, os participantes terão pela frente um passeio pedestre de cerca de uma dezena de quilómetros, por caminhos e lugares cujas paisagens, a natureza e a beleza do trajecto, certamente que a todos vai deslumbrar.
A actividade será concluída com um almoço e uma tarde de animação na sede da Associação do Grupo de Amigos de Vilas Ruivas. Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão e da Junta de Freguesia de Vila Velha de Ródão.


DIA 21 DE MAIO: NOITE DE FADOS

A noite de 21 de Maio promete na sede da Associação do Grupo de Amigos de Vilas Ruivas.
Nessa noite, a Associação levará a a efeito a sua I Edição da Noite de Fados, o qual será antecedido por um jantar “Bochechas de Porco” destinado a todos os sócios e população da aldeia inscritos para este evento.
Uma noite que promete ser de muito sucesso na aldeia de Vilas Ruivas, já que é a I Edição da Noite de Fados, sons que todos gostam de ouvir e apreciar.
Pela primeira vez, a Associação organiza este Noite de Fados, que se deseja de muito sucesso entre todos os participantes .


DIA 11 DE JUNHO : 7ª EDIÇÃO DA FESTA DA SARDINHA E 4º ENCONTRO DE GRUPOS DE MÚSICA TRADICIONAL PORTUGUESA.


Um dia que tem sido um êxito nas organizações do Grupo de Amigos de Vilas Ruivas, é o dia da Festa da Sardinha e o Encontro de Grupos de Música Tradicional Portuguesa.
Sempre com centenas de pessoas a participar neste evento, a direcção do Grupo de Amigos de Vilas Ruivas, marcou o dia 11 de Junho para a realização da 7ª Edição da Festa da Sardinha e do 4º Encontro da Música Tradicional Portuguesa.
Pelas 17 horas, arranca a Festa da Sardinha, com a boa sardinha assada e o bom pão da Região, para um resto de tarde de excelente convívio entre as várias centenas de pessoas que se aguardam na aldeia. A complementar este tarde de convívio, a partir das 20 horas, realiza-se o 4º Encontro de Música Tradiocional Portuguesa, com a presença de vários grupos nacionais, que vão mostrar a todos os presentes, a música tradicional e popular que se vai fazendo pelo nosso País.
Certamente que vai ser um dia em cheio, este dia 11 de Junho, na aldeia de Vilas Ruivas.
Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão e da Junta de Freguesia de Vila Velha de Ródão.


DIA 9 DE JULHO: PEIXADA


Como acontece todos os anos, o Grupo de Amigos de Vilas Ruivas vai uma vez mais realizar na sua sede social, o habitual convívio entre todos os associados e população da aldeia à volta de uma “Peixada”. È um prato típico e afamado no nosso concelho, a que o Grupo de Amigos de Vilas Ruivas deseja continuar a dar a devida importância, já que é um prato tradicional secular no concelho de Vila Velha de Ródão, que se deseja manter bem vivo, com os seus deliciosos sabores.
Mais uma vez, o Grupo de Amigos de Vilas Ruivas vai levar a efeito a sua “peixada”, marcada este ano, para o dia 9 de Julho, pelas 12.30 Horas.


DIAS 14, 15 E 16 DE AGOSTO: FESTAS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DO CASTELO


As mais antigas e tradicionais festas do concelho de Vila Velha de Ródão, realizam-se, como sempre, a 14, 15 e 16 de Agosto, como já vem sendo tradicional. São três dias de festa em Honra de Nossa Senhora do Castelo na aldeia de Vilas Ruivas, que assim vê chegar até à aldeia, os seus filhos, que um pouco por todos os cantos do Mundo, vão ganhando a vida, e que só nestes três dias têm possibilidade de se reencontrarem com a família.
Organizadas pela Comissão de Festas nomeada para 2011, a Associação do Grupo de Amigos de Vilas Ruivas vai colocar à disposição da Comissão de Festas, todas as suas instalações de apoio à realização dos Festejos, que se pretendem de enorme êxito, mantendo assim a tradição e fazendo jus aos Festejos mais antigos que se realizam no concelho de Vila Velha de Ródão, a par com a Festa em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, em Alfrívida.
Estas duas festas tradicionais ( Nossa Senhora do Castelo e Nossa Senhora dos Remédios), são as mais antigas do concelho de Vila Velha de Ródão, e historicamente remontam a muitos séculos atrás.
Relativamente às festas de Nossa Senhora do Castelo ( e muita gente certamente não o sabe),em séculos passados, eram efectuadas junto ao Castelo, bem lá no alto da Serra, para onde as pessoas de todo o concelho se deslocavam para três/quatro dias de festejos. Tudo isto remonta aos tempos do Rei Wamba, portanto, com muitos séculos passados.
Neste aspecto, louve-se o trabalho do nosso Reverendo Escarameia, bastante interessado e estudioso nestes dados e assuntos relativos ao nosso concelho.
14, 15 e 16 de Agosto realizam-se as Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo, na aldeia de Vilas Ruivas, para três dias de grande convívio entre todos os participantes nos Festejos. Esperamos que sejam três dias de grande movimento na Aldeia de Vilas Ruivas, pois seria bom sinal, sinal de êxito dos festejos. Festas que contam com o apoio da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão e Junta de Freguesia de Vila Velha de Ródão, para além do apoio de empresários e serviços sediados no nosso concelho.


DIA 24 DE SETEMBRO : EXCURSÃO

No dia 24 de Setembro, a Direcção do Grupo de Amigos de Vilas Ruivas vai levar a efeito mais uma excursão destinada a todos os associados e população da Aldeia de Vilas Ruivas, com itenerário a designar também brevemente. Uma iniciativa que conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão.

DIA 01 DE NOVEMBRO: 7ª EDIÇÃO DO AMGUSTO DO GRUPO DE AMIGOS DE VILAS RUIVAS.

No dia 1 de Novembro- Dia de Todos os Santos -, a Direcção do Grupo de Amigos de Vilas Ruivas leva a efeito o seu tradicional Magusto. A boa castanha assada e a boa àgua pé, vão servir para uma tarde de alegre e saudável convívio entre todos os participantes.
Uma iniciativa que já remonta desde a fundação da Associação, e que conta com o apoio da Junta de Freguesia de Vila Velha de Ródão.


FESTAS DE NATAL E PASSAGEM DE ANO 2011/2012

Como já vem sendo tradicional, o Grupo de Amigos de Vilas Ruivas vai levar a efeito em época natalícia, as Festas do Natal, com os habituais madeiros a serem queimados no Largo Principal da Aldeia na noite de 24 para 25 de Dezembro, numa iniciativa que conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão e Junta de Freguesia.
Neste mesmo período, a direcção do Grupo de Vilas Ruivas promoverá a divulgação dos Festejos da Passagem de Ano 2011/2012, a realizarem-se , como habitualmente, na sua sede social.

Sem comentários:

Instagram GAVR