domingo, julho 17, 2016

FESTAS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DO CASTELO - VILAS RUIVAS 2016 - PROGRAMA


FESTEJOS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DO CASTELO – VILAS RUIVAS 2016
14, 15 e 16 de AGOSTO

Mais um ano se passa  e aí está mais uma festa em Honra de Nossa Senhora do Castelo, na Aldeia de Vilas Ruivas. São os festejos mais antigos e tradicionais do distrito de Castelo Branco e do concelho de Vila Velha de Ródão ( a par dos festejos em honra de Nossa Senhora dos Remédios, em Alfrívida) , que por norma, levam sempre muita gente até ao largo da aldeia e até à Eucaristia e Procissão em Honra de Nossa Senhora do Castelo, lá bem no Alto da Serra. Uma enorme devoção que perdura, numa festa  de séculos após séculos, que começou ainda em pleno século XII  lá bem no alto da serra, na zona envolvente ao Castelo.

Este ano, no dia 14 de Agosto, a Comissão de Festas da aldeia de Vilas Ruivas  aposta na Banda DUEÇA, de Miranda do Corvo, para animar o arraial logo após o jantar, e até às tantas da madrugada, no Largo Principal da Aldeia. Antes, e logo pela manhã, haverá a animação de rua com as Aparelhagens Octávio, do Marmelal.

No dia 15 de Agosto, o principal dia dos festejos em Honra de Nossa Senhora do Castelo, o momento alto vão ser os festejos religiosos e a Eucaristia em Honra de Nossa Senhora do Castelo, padroeira de Vilas Ruivas, no dia 15 de Agosto, pelas 16 horas, na Ermida de Nossa Senhora do Castelo, no alto da Serra. Mais uma vez se prevê uma forte adesão de muitas centenas de pessoas  a este momento de devoção e de fé pela Santa Padroeira da Aldeia de Vilas Ruivas. A procissão decorre após a Eucaristia no mesmo local de rara beleza e ímpar no distrito de Castelo Branco.

Á noite, e logo após o jantar, os festejos prosseguem no Largo Principal da Aldeia, com animação de rua por parte das aparelhagens Octávio e  com o grandioso arraial  promovido pela afamada banda SÉTIMA ARTE, de Castelo Branco, que abrilhantará o baile até às tantas da madrugada.
No dia 16, a alvorada estará a cargo com as Aparelhagens Octávio, e a animação de Rua.            A seguir ao almoço e durante a tarde , lugar ao campeonato de sueca e jogos tradicionais para a juventude da aldeia.
Á noite, e depois do jantar, terá início o último baile dos festejos de 2016,  com o famoso artista, organista e acordeonista, Rui Alves,  de Castelo Branco, a prometer uma grande noite até o sol raiar.

No recinto das Festas, haverá um esmerado serviço de bar, com bebidas frescas, comida e petiscos, para satisfazer, o paladar mais exigente de todos aqueles que queiram visitar a Aldeia de Vilas Ruivas nestes três dias de festejos em Honra de Nossa Senhora do Castelo.


Sem comentários:

Instagram GAVR