terça-feira, novembro 22, 2005

Jornal Informativo nº11/2005

FESTA DO MAGUSTO FOI UM ÊXITO NA ALDEIA DE VILAS RUIVAS.
À semelhança do que aconteceu em 2004, a Festa do Magusto da aldeia de Vilas Ruivas, organizada pela Associação daquela aldeia, foi mais um êxito
organizativo. Muito convívio e animação, por entre a boa castanha assada, a água pé e o bom vinho, a que se juntou também a boa febra, entremeada e o Caldo Verde, o Largo Principal da Aldeia recebeu muitos convivas pela tarde e noite fora, que saíram satisfeitos com mais esta organização.
O Grupo Musical “Fora de Horas” fez as delícias de todos, com a música popular portuguesa a ecoar pela noite fora.
Na sede da Associação o corropio de gente fez-se sentir, e basta dizer que os muitos litros de água pé e de geropiga voaram num ápice, sinal de que a pinga era de boa qualidade.
Presentes neste evento, estiveram o Vice-Presidente da nossa edilidade, Luís Pereira, o Vereador Mário Cardoso e o Presidente da Assembleia Municipal, Eng. Conceição Lopes. De salientar a presença também de Octávio Catarino, Presidente da Direcção do Grupo de Amigos da Foz do Cobrão, também ele associado do Grupo de Amigos de Vilas Ruivas.
Um evento que se vai enraízando na população de Vilas Ruivas, que, e mais uma vez, se juntou á Associação, na organização desta Festa do Magusto, á semelhança da Junta de Freguesia de Vila Velha de Ródão, que desde a primeira hora, se colocou ao lado da população para apoiar esta Organização.

GRUPO DE AMIGOS DE VILAS RUIVAS
APROVADO O PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO PARA 2006

Cerca de quarenta associados marcaram presença na Assembleia Geral Ordinária do Grupo de Amigos de Vilas Ruivas, realizada no dia 12 de Novembro. Em cima da mesa, estava a apresentação, discussão e votação do Plano de Actividades e do Orçamento para 2006 e a discussão de outros assuntos de interesse para a Associação.
O Presidente da Direcção, Jorge Manuel Cardoso, explicou sucintamente o Plano de Actividades da Associação e o respectivo Orçamento para o próximo ano, de onde se destacam alguns pontos deveras demonstrativos da grande movimentação e intervenção, que o Grupo de Amigos está a ter junto de toda a população da aldeia de Vilas Ruivas.
De entre muitos aspectos que compõem o Plano de Actividades desta Associação, o nosso jornal dá a conhecer os mais importantes, e aqueles que são, talvez, os grandes objectivos para 2006.


A Nível de Património da Associação:
Apresentação de candidaturas, quer na Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, através do Programa de Apoio ao Associativismo, quer em outras Entidades Oficiais, para a construção, reconstrução e melhoramentos na Sede Social do Grupo de Amigos de Vilas Ruivas.
Cedência das Instalações, quando solicitadas pela Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Juntas de Freguesia do Concelho, Federação Portuguesa das Colectividades.
Iniciação da 2ª fase das obras de acordo com o Projecto de Reconstrução da Sede Social, com particular destaque para o SALÃO CULTURAL, situado no segundo piso, e para o aproveitamento do espaço situado no LOGRADOURO, com a construção de benfeitorias para os associados e população de Vilas Ruivas.

A Nível de Relações Sociais e Administrativas:
Comemoração com elevada dignidade o aniversário da Associação a 17 de Agosto.
Divulgação aos associados as actividades culturais, recreativas e sociais organizadas pela Associação.
Manter relações saudáveis e de intercâmbio com as outras Associações, Entidades e Instituições do concelho.
A Nível de Financiamentos:

Solicitação de apoios da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, da Junta de Freguesia de Vila Velha de Ródão e do Governo Civil de Castelo Branco para as actividades organizadas pela Associação, construção e reconstrução de Infra-Estruturas.
Solicitação de um apoio financeiro aos associados e às Empresas que estejam ou não sediadas no concelho.
Avançar para as obras só com garantia de Financiamento

O Presidente da Direcção deixou claro na Assembleia Geral, que o avanço para as obras da 2ª fase na sede da Associação, só avançariam se existissem garantias de verbas para as mesmas, destacando ainda que nas actividades culturais, recreativas e sociais, já existia um plano de organizações por parte da Associação para o ano de 2006. Jorge Manuel Cardoso, explicou aos presentes, o que a Associação pretende fazer e organizar durante o ano de 2006. Neste plano, destacamos:
A Festa de Carnaval, com o desfile carnavalesco nas ruas da aldeia, com música ao vivo, baile e lanche para todos. A Festa da Sardinha nos Santos Populares. Organização de excursões para os Associados ao longo de 2006. Organização de exposições de pintura, artesanato e de outra índole, nas instalações da sede da Associação e colaborar com a Comissão de Festas 2006, em Honra de Nossa Senhora do Castelo, com a cedência das instalações.
Outra das novidades para 2006, prende-se com a organização da Festa da Juventude da Aldeia, a concretizar-se todos os anos, no dia 13 de Agosto, precisamente na véspera dos Festejos em Honra de Nossa do Castelo.
A Festa do Magusto da Aldeia continuará a realizar-se durante o mês de Novembro, e a Associação continuará com a tarefa de recuperar também a Festa de Natal e do Madeiro a realizar-se todos os anos a 24 de Dezembro.
Outro dos pontos a referir neste plano de actividades, é a Organização da Festa de Passagem de Ano 2006-2007, com um Jantar e Baile nas instalações da Associação.
Depois de tudo ter sido explicado ao pormenor, foi apresentado o Orçamento para 2006, que se cifra em cerca de 106.000 euros, e onde se incluem as verbas destinadas á 2ª fase das obras na Sede da Associação, com particular destaque para o salão cultural e recreativo a erguer-se no segundo piso. Para além destas obras, também a compra de algum material indispensável para o bom funcionamento da Associação.
Tanto o plano de Actividades, como o Orçamento foram aprovados por unanimidade, após a explicação dada pelo Presidente da Associação sobre as verbas destinadas a cada rubrica. E pelo que vimos, estamos em crer que, e uma vez mais, tal como aconteceu na 1ª fase, com a compra do imóvel e as obras do 1º piso, as gentes de Vilas Ruivas vão conseguir levar a bom porto, as obras da 2ª fase da novel Associação.
VOLTA O ASSUNTO DA QUALIDADE E PRESSÃO DA ÁGUA QUE CORRE NAS TORNEIRAS NA ALDEIA DE VILAS RUIVAS.

Numa Assembleia Geral construtiva e muito participada na troca e discussão de ideias, existiu entretanto um ponto que “mexeu” com todos os associados. Estávamos já no segundo ponto da Ordem de Trabalhos, com “ Outros assuntos de interesse para a Associação”, quando se tocou no assunto da água que corre nas torneiras da aldeia, principalmente no Verão. Muita discussão em torno deste assunto, já que, muitos habitantes da aldeia de Vilas Ruivas, não se conformam com a qualidade da água que é proveniente do furo artesiano, bem assim como a pressão da mesma. Segundo os presentes nesta Assembleia Geral, a água não tem pressão nas torneiras, e por vias disso mesmo, são os electrodomésticos que se vão estragando. Para além deste aspecto, a cor da própria água ( principalmente no Verão) desmotiva qualquer um a consumi-la. Muitas ideias foram trocadas, desde a substituição dos actuais reservatórios até á possível ligação á rede das Águas do Centro. Uma coisa parece certa, a população das Vilas Ruivas não vai descansar enquanto a situação não estiver resolvida. Disso deram mostras os associados do Grupo de Amigos de Vilas Ruivas, que levaram a votação, sob proposta apresentada á Presidente da Mesa da Assembleia Geral, uma moção para apresentar junto da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, na resolução deste grave problema, que atormenta a aldeia.
Outro dos assuntos que motivou também alguma discussão, foram, e uma vez mais, as entradas e saídas do centro da aldeia. As entradas para o Largo Principal são uma constante preocupação para os proprietários de veículos mais longos, onde se incluem algumas viaturas dos Bombeiros, que não conseguem chegar ao centro da aldeia. Existem alternativas nas entradas sul e nascente, mas com esses locais a necessitarem de algumas obras imprescindíveis. A preocupação resulta do facto de, e se eventualmente acontecer alguma tragédia naquele local, não se saber ao certo, como é que os veículos dos Bombeiros podem chegar até lá.


FESTA DO MADEIRO E DE NATAL É DIA 24 DE DEZEMBRO
Á semelhança do que aconteceu em 2004, o Grupo de Amigos de Vilas Ruivas e a população em geral, vai levar a efeito a Festa do Madeiro e de Natal no próximo dia 24 de Dezembro.
Retomando velhas tradições, a partir das 14 horas do dia 24 de Dezembro, o objectivo passa por reunir o maior número de pessoas ( principalmente a juventude e os homens da aldeia) no Largo Principal , para uma ida aos madeiros, tendo em vista a fogueira de Natal dessa mesmo noite a realizar no Largo.
Ainda não há muitos anos, a juventude da aldeia, pegava em carroças e palmilhava a serra na procura de madeiros para a fogueira dessa mesma noite. Depois, reuniam-se e após a ceia de Natal, lá estavam todos á volta da fogueira, em ameno e saudável convívio, com alguns petiscos á mistura, e com muitas histórias para contar. Um convívio que se prolongava pela noite inteira, e onde, por exemplo, no início dos anos oitenta, “obrigou” a que todos corressem para o alto do cabeço, após uma iluminação fora do comum nos céus do nosso concelho. Ninguém sabia o que estava acontecer, e só durante o dia de Natal, é que as Rádios e as Televisões “desmistificaram” o sucedido: um objecto voador não identificado, que ainda hoje, nunca, nem ninguém soube explicar. Nem mesmo “nuestros hermanos” do lado de lá da fronteira, que também assistiram a esse fenómeno.

PASSAGEM DE ANO NO GRUPO DE AMIGOS DE VILAS RUIVAS
Tal como aconteceu de 2004 para 2005, o Grupo de Amigos de Vilas Ruivas vai levar a efeito a Festa de Passagem de Ano, com a realização de um jantar e ceia, seguido de um baile, com os já habituais DJ´s Nuno Mendes e Kacilda, que certamente, á semelhança do ano passado, vão animar a rapaziada pela noite dentro.
Até ao dia 10 de Dezembro, as inscrições estão abertas a associados e respectivos familiares, numa lotação máxima da sala de oitenta pessoas. Após essa data, e caso ainda existam lugares disponíveis, as inscrições serão abertas a todos aqueles que desejem conviver com a população de Vilas Ruivas e participar na Festa de Passagem de Ano.
A ementa para essa noite já está delineada, e é constituída pelo seguinte:

Entradas com artigos regionais ( enchidos e salgados)
Aperitivos
Jantar: Bacalhau á Lagareiro
Bebidas, café e digestivos
Doces regionais
Fruta
Á meia noite, será servido o já célebre Leitão Assado da Bairrada, e o Caldo Verde típico das Vilas Ruivas.
As inscrições e informações de preços, podem ser feitas directamente na sede social do Grupo de Amigos de Vilas Ruivas, ou através dos telefones: 967090436 / 960043364.
Uma noite que promete de ser de muita festa na aldeia de Vilas Ruivas, á semelhança do que aconteceu no ano passado.

Instagram GAVR