quarta-feira, março 22, 2006

Jornal Informativo nº02/2006

Com a participação de mais de uma centena de pessoas na quadra carnavalesca...
ENCHENTE NA SEDE SOCIAL DO GRUPO DE AMIGOS DE VILAS RUIVAS
Na quadra carnavalesca, o Grupo de Amigos de Vilas Ruivas levou a efeito mais uma festa convívio entre associados, população e amigos da aldeia. Uma festa convívio que se traduziu em dois almoços na sede da Associação, que juntaram mais de uma centena de convivas à mesma mesa.

No sábado, dia 25 de Fevereiro, a ementa foi um mega cozido à portuguesa, recheado dos bons condimentos gastronómicos da nossa região, que encheu por completo os dois pisos da Associação. Com um trabalho e ajuda exemplar de todos os elementos dos corpos sociais da Associação, a que se juntou também a ajuda sempre preciosa das senhoras da aldeia, este almoço fez crescer água na boca a todos o que nele participaram. Após o mesmo, ainda houve tempo para um bailarico e música ambiente no salão principal da Associação.

No domingo de Carnaval, novamente um almoço convívio entre todos, com uma boa feijoada a fazer as delícias de todos os convivas. Após o almoço, nada melhor do que uma boa caminhada de alguns quilómetros, com muita gente a visitar as obras de restauro do Castelo.

No cômputo geral, foram dois dias de grande convívio e de amizade entre todos os participantes, no fundo, o objectivo principal por que se rege o Grupo de Amigos de Vilas Ruivas, que neste caso, tem feito um trabalho brilhante. Um trabalho que consta em “obrigar” as pessoas a regressar à sua terra natal, participando activamente na vida da aldeia. E após quase dois anos de vida activa da Associação, verifica-se que, Vilas Ruivas está a mudar, com essa intensa actividade, que vai dando à aldeia, um outro colorido e uma outra alegria.


No fim-de-semana de Carnaval, grande movimento no Alto da Serra...
CENTENAS DE TURISTAS VISITARAM O CASTELO E ERMIDA DA SENHORA DO CASTELO

O facto já não é novo. Em quadras festivas, normalmente muitos turistas demandam o nosso concelho, com máquinas fotográficas e de filmar a tira colo. Nesta quadra carnavalesca isso mais uma vez aconteceu, e bem podemos dizer que a zona do Castelo e da Ermida de Nossa Senhora do Castelo, em Vilas Ruivas, foi a zona predilecta dos turistas. Muitos veículos a chegar, muita gente a passear por toda aquela zona envolvente, com muitas fotografias e filmagens à mistura. Durante sábado e domingo, centenas de veículos (muitos com matrícula estrangeira), subiram até ao alto da serra, com muita gente a ficar impressionada com a majestosa paisagem que dali se vislumbra. Apesar das obras de reconstrução que ali decorrem, muitos não quiseram desperdiçar a oportunidade de relembrar aquelas maravilhosas paisagens para a posterioridade. Desde famílias inteiras, até a alguns casais de namorados, que encontraram no local, alguns momentos inesquecíveis para a troca de alguns “beijinhos” mais ternurentos face a toda a beleza que estava debruçada a seus pés.

Curioso até, é que um casal que por ali passou, também quis desfrutar do almoço organizado pelo Grupo de Amigos de Vilas Ruivas. E pelos vistos, adoraram tanto a recepção e o almoço, que levaram no coração a aldeia de Vilas Ruivas e todos os seus habitantes, recorrendo ás máquinas fotográficas para viverem esse momento, com a promessa de em breve lá voltarem. Em relação a este elevado número de turistas na zona do Castelo e Ermida e de toda a área envolvente, não restam dúvidas nenhumas, que a nossa Câmara Municipal tem ali grandes potencialidades para explorar a nível turístico. Aliás, somos da opinião, que efectivamente, e quando aquela zona envolvente estiver totalmente requalificada, a nossa edilidade deverá apostar no avanço de um posto de turismo para o local, o qual deverá estar aberto nos períodos cruciais do ano, em que se intensifica a procura turística. Pela nossa experiência (que assiduamente visitamos o local), até podemos sugerir o fim-de-semana de Carnaval, da Páscoa, alguns fins-de-semana prolongados, e o período de 01 de Maio a 30 de Setembro de cada ano. E dizemos isto, porque ao longo de muitos anos, nos habituámos a ver (durante esses mesmos períodos), centenas e centenas de turistas a visitarem toda aquela zona. Inclusivamente, até tradicionais piqueniques ali se têm realizado.



Dia 25 de Março de 2006.
ASSEMBLEIA GERAL NO GRUPO DE AMIGOS DE VILAS RUIVAS

No dia 25 de Março realiza-se a Assembleia Geral Ordinária do Grupo de Amigos de Vilas Ruivas, tendo na ordem de trabalhos, a apresentação, discussão e votação do Relatório e Contas da Gerência de 2005, com o Parecer do Conselho Fiscal, bem assim como a apresentação e discussão de outros assuntos de interesse para a Associação. No próximo número do nosso jornal, daremos resumidamente, os factos mais importantes que se realçaram dessa Assembleia Magna do Grupo de Amigos de Vilas Ruivas, onde durante o ano de 2005, foram movimentados cerca de 90.000 euros, com particular destaque para os investimentos efectuados na compra e nas obras de restauro da sede social.

O que sinceramente desejamos, é que os associados participem activamente nesta Assembleia Geral, e que tomem conhecimento do que foi feito durante o ano de 2005, pela direcção do Grupo de Amigos de Vilas Ruivas, e as contas de gerência a apresentar.

Mais donativos para o Grupo de Amigos de Vilas Ruivas.
À sede do Grupo de Amigos de Vilas Ruivas, vão chegando mais donativos tendo em vista as obras da 2ª fase da Sede Social do Grupo:

Paulo Alexandre Ferro Pereira

150,00

Horácio Pires Lourenço

63,00

Ilda da Piedade Ribeiro Pires

250,00

Maria Rosa Pires Rodrigues

50,00

Manuel Luís Paulino

10,00

Francisco Mendes Rei

10,00

Luís Mendes Rei

10,00

Maria Helena Piedade Dinis

50,00

David da Piedade

30,00

Afonso Marques

10,00

Sem comentários:

Instagram GAVR