quinta-feira, dezembro 27, 2007

...E JÁ SE PASSOU MAIS UM NATAL....NA ALDEIA

Não foram muitas, mas foram algumas. Famílias inteiras rumaram a Vilas Ruivas para ali passar o Natal em Família. Um Natal na aldeia, com sabor diferente, onde os valores tradicionais e culturais teimam em se manter, muito por fruto do trabalho exemplar do Grupo de Amigos de Vilas Ruivas, em prol da aldeia, e nessa tentativa de fazer submergir todos esses nossos valores.

Com a colaboração da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão - o nosso muito obrigado ao Vice-Presidente Luís Pereira - , realizou-se uma vez mais a Festa do Madeiro, com a realização da Fogueira de Natal no Largo Principal da Aldeia.

Com a Associação aberta durante a noite, não faltou o bom café quente, a boa chouriça assada na brasa, e grandes momentos de convívio entre todos. À meia noite foi a hora da distribuição das prendas, e depois disso, muitos voltaram ao Largo da Aldeia, junto à fogueira, onde se relembraram histórias antigas, dos nossos antepassados. Daquelas histórias, que embora algumas sejam repetidas, todos gostam de ouvir e de recordar com muita saudade.

Nesta quadra natalícia, a Associação foi o ponto de encontro de muitos convivas. Ali se jogaram alguns jogos tradicionais da nossa aldeia. Daqueles jogos que só se jogam mesmo...na nossa aldeia.

Outros aproveitaram para, e durante o dia, se deslocarem até ao Alto da Serra para visitarem as obras de requalificação do nosso Castelo e de toda a zona envolvente.


(Zona do Castelo e Ermida de Nossa Senhora do Castelo foi ponto de romaria nesta quadra Natalícia para centenas de pessoas)


A este propósito, registe-se as centenas e centenas de veículos que se deslocaram para aquele local paradisíaco do nosso concelho.

Em suma, uma quadra natalícia passada na nossa aldeia, com a cozinha tradicional da época, com os doces regionais a fazerem a delícia de todos, com particular destaque para as tijeladas e para as célebres e apetitosas filhós.


( As saborosas Tijeladas foram as rainhas deste Natal na Aldeia de Vilas Ruivas )


Uma vez mais, muitos habitantes e naturais de Vilas Ruivas teimam em manter bem acesas as nossas tradições, os nossos costumes, a nossa história.

A todos aqueles que participaram nesta quadra festiva e se juntaram às várias iniciativas realizadas, o nosso muito obrigado, e para o próximo ano, lá estaremos novamente.

Jorge Manuel Cardoso

Sem comentários:

Instagram GAVR