segunda-feira, dezembro 17, 2007

QUADRA NATALÍCIA COM SABOR É NA NOSSA ALDEIA.


È um facto indesmentível, que de ano para ano, cada vez menos naturais da nossa aldeia passam os Festejos de Natal em Vilas Ruivas.

E não devia ser assim. Outrora uma aldeia animada de muita juventude nos festejos natalícios, que palmilhavam serras e caminhos à procura de grandes madeiros para a grande fogueira de Natal que se fazia ( e ainda teima em se fazer !) no Largo da Aldeia, está hoje reduzida a meia dúzia de jovens ou de "menos velhos", que teimam em manter viva essa tradição.

E a nossa aldeia, as nossas casinhas que ainda lá temos, as nossas ruas, os nossos caminhos, os nossos cabeços, o nosso Castelo, a nossa Ermida, as nossas gentes são tão belas e afáveis, que não mereciam que lhes estejamos a fazer uma coisa destas, não passando a quadra natalícia com eles.





O Natal tradicional é na nossa aldeia. Foi assim que nos habituámos em pequenos. Porque é que agora tudo não é assim ?

Porquê teimar em ficar nos grandes centros urbanos ?

Porquê uma deslocação a Vilas Ruivas em vésperas de Natal, com o intuito de ir buscar a família para os grandes centros e aí passar a quadra Natalícia. Porque não o contrário ? Tirar os nossos "velhinhos" da nossa aldeia nestas alturas, é cometer um crime cultural e tradicional. Eles que sempre estiveram habituados a preparar tudo com bom gosto para o grande dia nas suas casinhas! E agora tiram-nos de lá para os trazer para Lisboa e arredores?




O bacalhau, o perú e outras iguarias tradicionais desta época têm mais sabor junto às nossas tradicionais lareiras, na nossa querida aldeia que nos viu nascer, e pela qual temos um carinho tão grande. Esquecê-la nesta altura é um CRIME e uma falta de respeito pelos nossos valores culturais e tradicionais.

Apelamos a todos os naturais da nossa aldeia que invertam estes procedimentos e que voltem a dar colorido a Vilas Ruivas.

Que cumpram novamente com as tradições seculares dos nossos antepassados, palmilhando serras, cabeços e caminhos, na procura de grandes madeiros e lenha para a Fogueira de Natal no Largo Principal da nossa Aldeia.

Não podemos deixar morrer as tradições das nossas gentes. Este apelo tem forçosamente que mexer com todos nós, aqueles que "ainda" amam e zelam pela sua aldeia, pelo lugar onde nasceu, conviveu, aprendeu a ser mulher e homem.

Por isso vos digo:

NATAL É NA NOSSA ALDEIA.

VAMOS REVIVER E TRAZER DE VOLTA AS NOSSAS TRADIÇÕES E AS NOSSAS RAÍZES.

PORQUE AMAMOS E DEVEMOS CONTINUAR A AMAR A NOSSA TERRA QUE NOS VIU NASCER !



E que tal fazermos novamente uma grande fogueira de Natal no Largo da Aldeia ?

Recordo-vos como é na foto abaixo.

Vamos lá. Peguem na família e vamos até Vilas Ruivas.






Jorge Manuel Cardoso

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá, Saudações Lisboetas!!
Estou um pouco em desacordo com o facto de ser, como é dito no blog, "CRIME e uma falta de respeito" passar o Natal fora de Vilas Ruivas. Os meus pais são daí e eu gosto muito de passar o Natal, que tão bem dizem, é magico!
Contudo não podem esquecer que as pessoas vão crescendo e constituindo familia com pessoas fora da aldeia e como tal tem de se dividir, um natal numa familia e outro natal noutra familia.

Resumindo como o Natal é para ser passado em familia, muitos vão buscar os seus familiares para assim poderem estar em contacto com eles nesta época festiva.

Só faço este pequeno comentário porque acho um bocado rude "atacar" as pessoas sem saber o porquê!

Um Santo Natal para todos.

Instagram GAVR