sábado, abril 14, 2012

E se a Igreja Católica “deixar cair” o feriado de 15 de Agosto?


ALDEIA DE VILAS RUIVAS NÃO VAI ALTERAR AS TRADIÇÕES DOS FESTEJOS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DO CASTELO.

Quando em Janeiro do corrente ano, Governo e parceiros sociais discutiram as alterações ao Código do Trabalho, o Ministro da Economia, Álvaro dos Santos Pereira, afirmava à comunicação social que “ confirmava a eliminação de quatro feriados, dois civis e dois religiosos, escusando-se a afirmar se a medida entraria já em vigor este ano.



O acordo assinado entre o Governo, a UGT e as confederações patronais referia que seriam eliminados três ou quatro feriados, uma intenção que se traduziu em lei no documento final aprovado e que ditou as alterações ao Código do Trabalho.



Os quatro feriados que os portugueses veriam reduzidos são o de Corpo de Deus, em Junho (feriado móvel), 15 de Agosto, 5 de Outubro e 1 de Dezembro, aliás , como constava do projecto, tendo a última palavra, a Igreja Católica, quanto aos feriados religiosos.



Aqui nasce efectivamente a grande discórdia no seio na Igreja, entre o Patriarcado Português e o Vaticano, nomeadamente quanto a “deixar cair” o 15 de Agosto. O Vaticano prefere que um dos dois feriados religiosos a cair seja o 1 de Novembro e não o 15 de Agosto, como sugeriram os bispos portugueses.



Em Roma, a inclinação seria mais para deixar cair o 1 de Novembro em vez do 15 de Agosto. Cartas de meios católicos e as declarações do presidente do Governo Regional da Madeira, João Jardim, que disse que manteria o feriado de 15 de Agosto, "por respeito para com os madeirenses", terão contribuído para a actual orientação do Vaticano. Mas há outros argumentos. E esses argumentos vêm de um pouco por todo o lado no nosso País, com os párocos e alguns bispos a discordarem publicamente de se deixar cair o feriado de 15 de Agosto. De acordo com os mesmos, “ o dia 15 de Agosto, é por tradição secular, um dia de romaria e de festejos católicos, pelos quatro cantos do nosso País, onde milhares de emigrantes estão presentes nesses festejos, pelo que não existirá justificação nenhuma, para se deixar cair o feriado do dia 15 de Agosto”. Inclusivamente, o próprio Papa Bento XVI, já estaria sensibilizado para não deixar cair esse dia de grande tradição católica em Portugal, pelo que, o processo regrediu neste momento, acreditando-se de que, efectivamente, a Igreja em Portugal deixará cair o 1º de Novembro, e não o 15 de Agosto, perante a contestação verificada um pouco por todo o lado nas paróquias em Portugal.



A partir do momento em que a Aldeia de Vilas Ruivas, no nosso concelho, soube destas primeiras notícias, a tristeza começou a pairar em muitos dos seus habitantes, naturais e amigos, já que, o dia 15 de Agosto, como se sabe, é o dia dos Festejos em Honra de Nossa Senhora do Castelo, os mais antigos e tradicionais festejos do concelho de Vila Velha de Ródão. As hipóteses colocadas em cima da mesa, eram de alterar os festejos para o fim-de-semana mais próximo do dia 15 de Agosto, ou para outro fim-de-semana de Agosto. Na página do facebook do Grupo de Amigos de Vilas Ruivas, está uma mera sondagem, em que os naturais e amigos da aldeia escolhem várias hipóteses quanto ao futuro dos festejos. A resposta é quase unânime: com ou sem feriado do dia 15 de Agosto, a população, amigos e naturais da aldeia, “nem admitem outro cenário, senão manter as tradições da aldeia, e continuar a realizar as festas a 14, 15 e 16 de Agosto, como sempre foi tradição.”



Confrontada com esta situação, a Comissão de Festas do Grupo de Amigos de Vilas Ruivas-2012, teria uma palavra a dizer, e para Jorge Manuel Cardoso, membro dessa Comissão, a situação nunca foi dúbia para a Comissão, já que “ jamais alteraríamos a data dos festejos, e eles vão mesmo acontecer a 14, 15 e 16 de Agosto de 2012, com ou sem feriado”, adiantando ainda “ que se existe algo em que acreditamos e que nos envolve, são precisamente as tradições,os costumes e a História secular da nossa aldeia, que desejamos preservar e cuidar”, lançando ainda o repto para o futuro “ as comissões de festas devem manter a vontade de um povo, e se a vontade do povo de Vilas Ruivas, como se vê pela sondagem feita, é manter a tradição do 14,15 e 16 de Agosto, temos que ir de encontro aos seus desejos, não retirando dias, nem acrescentando, nem alterando datas e nada do que está feito há já muitos e muitos anos”.



Relativamente à organização dos festejos deste ano, Jorge Manuel Cardoso, acrescenta que “ já está tudo praticamente delineado quanto ao programa final, faltando ainda limar algumas arestas, na certeza de que os festejos honrarão as tradições do nosso povo”, lamentando no entanto “ a crise económica que devassa o nosso País, desejando que , esse seja um motivo ainda mais forte para que o povo e todos os rodenses amigos da aldeia, se unam em torno desta Comissão, comparecendo e ajudando os festejos, já que os apoios externos vão ser reduzidos para metade do que tem sido habitual em anos anteriores”.




Sem comentários:

Instagram GAVR