domingo, maio 23, 2010

A A-23 (Auto-Estrada da Beira Interior) vai ter portagens, anunciou o Governo





Todas as Scut terão taxas



O Governo está a criar todas as condições para introduzir até ao final do ano portagens nas restantes quatro auto-estradas sem custos para os utilizadores (Scut Interior Norte, beiras Litoral e Alta, Beira Interior e Algarve). A decisão visa eliminar os elevados encargos para o Estado, da ordem dos 700 milhões de euros anuais. A primeira deste segundo lote de Scut poderá ser da Beira Litoral-Beira Alta, uma vez que a minuta de alteração ao contrato já foi aprovada em Conselho de Ministros.


Para já, a partir do dia 1 de Julho a circulação passa a ser paga nas concessões anunciadas em 2006 pelo então ministro Mário Lino, ou seja, Costa da Prata, Grande Porto e Norte Litoral. O Governo está entretanto a ultimar as condições técnicas para a cobrança, que passam pela publicação de duas portarias, apurou o Correio da Manhã.
Trata-se, por exemplo, de criar condições para a existência de um sistema de pré-pagamento, dado que o Estado não pode exigir aos cidadãos que tenham uma conta bancária (uma condição para a adesão à Via Verde).
Quanto às condições administrativas/legais, ou seja, as alterações às minutas dos contratos assinados entre o Estado e as concessionárias, o Conselho de Ministros já aprovou as alterações à Scut da Beira Litoral-Beira Alta, para além das três já anunciadas.
Nas restantes, a 'introdução de portagens será gradual, à medida que estiverem criadas as condições para a sua cobrança', de acordo com o Ministério das Obras Públicas, que tem em conta, nomeadamente, o PIB per capita e as alternativas/tempos de percurso.
O primeiro passo para a cobrança de portagens nas outras quatro Scut para além da manifestação de intenções – que remonta a 2003, a Carmona Rodrigues – foi dado no Orçamento do Estado para 2010. 'O Governo pode introduzir novas taxas de portagem em outras auto--estradas em regime Scut desde que verificados os critérios utilizados para a sua introdução', lê-se no documento.

Sem comentários:

Instagram GAVR