quinta-feira, setembro 16, 2010

PORTAS DE RÓDÃO PROPORCIONARAM AO MUNDO, EXCELENTE IMAGEM DE TODA UMA REGIÃO : CONHECIDAS AS 7 MARAVILHAS DE PORTUGAL




Foi sob muita chuva, nuvens carregadas e vento forte, que nos Açores, foram conhecidas as 7 Maravilhas Naturais de Portugal.
No entanto, e à hora da apresentação do espectáculo, a temperatura estava amena e o céu quase sem nuvens.


Nas Portas do Mar, em Ponta Delgada, mais de um milhar de convidados e de populares, instalaram-se na marina para assistirem à cerimónia da consagração das maravilhas naturais de Portugal.
Entre os convidados presentes, lá estava a Presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Maria do Carmo Sequeira e o Padrinho da candidatura das Portas de Ródão, José Nuno Martins

As Portas de Ródão não foram eleitas como uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, mas foi uma grande vitória para o nosso concelho.
É que das mais de trezentas maravilhas que se candidataram a este evento, as Portas de Ródão foram eleitas para a primeira triagem de setenta e sete maravilhas, e depois eleitas para as 21 finalistas. Uma grande vitória para a candidatura conjunta de Vila Velha de Ródão e de Nisa às 7 Maravilhas de Portugal, que assim alcançou esta final.

Os vencedores, distribuídos por sete categorias, foram: Lagoa das Sete Cidades ( Zonas aquáticas não marinhas, categoria onde concorria também as Portas de Ródão e o Vale do Douro); Portinho da Arrábida (Praias e falésias), Floresta Laurissilva da Madeira (Florestas e matas); Paisagem Vulcânica da Ilha do Pico (Grandes relevos); Grutas de Mira de Aire (Grutas e Cavernas); Ria Formosa (Zonas Marinhas) e o Parque Nacional da Peneda do Gerês (Zonas Protegidas), foram os sete sítios eleitos entre 21 finalistas.




Como acontece nestas votações ( e foram mais de 650.000 votos), aconteceram as previsíveis confirmações, as inevitáveis surpresas e também, já se sabe, com as incontornáveis decepções e discordâncias, onde a não eleição de Sintra, foi o facto mais comentado nos Açores.

Sem comentários:

Instagram GAVR