sábado, julho 26, 2014

DIA 13 DE AGOSTO HÁ CONVÍVIO-JANTAR DA JUVENTUDE DA ALDEIA NO ALTO DA SERRA JUNTO À ERMIDA DE NOSSA SENHORA DO CASTELO



VILAS RUIVAS


AS FESTAS MAIS ANTIGAS E TRADICIONAIS DO CONCELHO DE VILA VELHA DE RÓDÃO : A 14, 15 E 16 DE AGOSTO || FESTAS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DO CASTELO – VILAS RUIVAS


DIA 13 DE AGOSTO HÁ CONVÍVIO-JANTAR DA JUVENTUDE DA ALDEIA NO ALTO DA SERRA JUNTO À ERMIDA DE NOSSA SENHORA DO CASTELO



Mais um ano se passa e aí está mais uma festa em Honra de Nossa Senhora do Castelo, na Aldeia de Vilas Ruivas. São os festejos mais antigos e tradicionais do concelho de Vila Velha de Ródão ( a par dos festejos de Alfrívida) , que por norma, levam sempre muita gente até ao largo da aldeia e até à Eucaristia e Procissão em Honra de Nossa Senhora do Castelo, lá bem no Alto da Serra. Uma enorme devoção que perdura, numa festa de séculos após séculos, que começou ainda em pleno século XII lá bem no alto da serra, na zona envolvente ao Castelo.



Logo no dia 13 de Agosto, por tradição, a juventude da aldeia, organiza o seu jantar convívio na zona envolvente à ermida de Nossa Senhora do Castelo, padroeira dos jovens e dos estudantes. Diz a tradição que em tempos não muito idos , os jovens ali iam dormir à Capela de Nossa Senhora do Castelo na procura da sua fé, de iluminação futura para os seus estudos e vida profissional.





Os jovens de Vilas Ruivas retomaram já algum tempo essa tradição antiga e assim lá vão estar a 13 de Agosto para o seu jantar convívio, ao som de boa música, pela noite inteira, até ao sol raiar.

Uma palavra de apreço para o Nuno Mendes ( CAC TEJO) e Rui Marques, elementos da Direcção do Grupo de Amigos de Vilas Ruivas, que teimam em manter acesa a chama desta tradição da nossa juventude. A todos os jovens de Vilas Ruivas e amigos da aldeia, interessados em participar neste convívio, devem contactar com eles. Um bem haja por quem tanto luta por preservar estas tradições e costumes.

Sem comentários:

Instagram GAVR